Costuma-se dizer que não se deve julgar um livro pela capa, mas tanto leitores como editores sabem que o design de uma capa pode dizer muito sobre o conteúdo do livro. As capas, desde os gráficos explosivos da literatura de cordel até às sobrecapas chamativas de edições em tecido, estabelecem uma ligação visual com géneros ou séries específicos.
Para o designer Matt Stevens, a paixão pela estética dos livros de bolso desgastados e o seu amor pelo cinema resultaram na série Good Movies as Old Books.
O Nascimento de um Projecto Criativo
Este projecto surgiu de uma proposta que Stevens fez a um cliente na área de produção cinematográfica. “Muitas vezes, procuramos que a apresentação tenha o aspecto de algo diferente, como um manual antigo ou um conjunto de cartas de basebol vintage”, explicou Stevens. “Numa dessas apresentações, estávamos a vender uma ideia bastante moderna, mas que precisava de ter um aspecto antigo e desgastado. Adorei o processo de colocar algo num contexto diferente e decidi transformar isso num projecto pessoal.”
O Potencial das Ferramentas Digitais
Stevens reconhece o potencial das ferramentas digitais para criar representações realistas de objectos analógicos e salienta que o seu maior interesse no mundo digital é quando este pode ser utilizado para recriar uma sensação de tangibilidade:
“Comecei a trabalhar precisamente quando os computadores se estavam a tornar ferramentas de design fiáveis, e na escola de design ainda usávamos curvas francesas, máquinas de fotocópia e desenhávamos muito à mão—porque era necessário. Adoro coisas que parecem feitas à mão, serigrafadas, impressas numa prensa, desgastadas… onde se consegue ver o processo na imagem, a granulação e os sinais de envelhecimento.”
Na Oximoro Design…
No meu trabalho, no portefólio da Oximoro, procuro que o design das capas e a paginação dos livros não sejam apenas atraentes, mas que também transmitam a essência do conteúdo de uma forma única e tangível. O desafio de criar uma capa que consiga captar a atenção e contar uma história é algo que me motiva continuamente a explorar novas técnicas e abordagens, seja através de métodos tradicionais ou das mais recentes tecnologias digitais.
EXEMPLO: “Elvas Antiga”